...

Microsoft Teams vs Slack: comparando as funcionalidades6 min read

Uma suíte completa para a gestão da sua empresa

A ascensão dos softwares de colaboração baseados em bate-papo demonstra que gestores das mais diversas áreas estão compreendendo a importância da comunicação interna para o sucesso dos negócios. Mas qual deles escolher? Você já pensou em fazer uma comparação entre Microsoft Teams vs Slack?

Tornar a comunicação entre os componentes da sua equipe mais efetiva certamente é um objetivo da sua empresa, independentemente se ela adota o modelo de trabalho presencial ou remoto.

Ainda que soluções como Microsoft Teams e Slack sejam muito associadas ao home office, elas também podem ser peças fundamentais para a dinamicidade e a organização do trabalho presencial.

Esses aplicativos agregam diversos recursos em uma mesma plataforma, tornando as rotinas de trabalho muito mais fluidas.

Mas, se você está planejando implementar algum deles, é importante prestar atenção aos detalhes para saber qual é o mais adequado para as suas necessidades.

Isso porque, em termos gerais, as duas plataformas de colaboração que mais se destacam atualmente têm ótimas funcionalidades a oferecer. Ambas promovem melhorias contínuas e estão contando com cada vez mais usuários e com maior engajamento.

Então, para te ajudar nesta escolha, vamos fazer nos próximos tópicos uma comparação entre Microsoft Teams e Slack a partir de algumas características  importantes das ferramentas.

Continue a leitura!

Microsoft Teams vs Slack

Help Desk Para o Seu Atendimento

Vamos destacar em seguida alguns pontos principais que você deve considerar ao comparar o Microsoft Teams e o Slack de acordo com a necessidade do seu negócio.

Interface

Começamos a comparar o Microsoft Teams e o Slack pela aparência: enquanto a primeira plataforma se mostra bastante organizada, com as mensagens mantidas na frente e no centro, a segunda conta com mais opções de personalização.

No Slack, você pode ajustar a aparência pela barra lateral de muitas formas diferentes. No Microsoft Teams, as possibilidades de ajustes são apenas três: padrão, escuro e alto contraste.

Assim, é preciso analisar a existência ou não da necessidade de personalização dos detalhes para saber quem leva a melhor na disputa Microsoft Teams vs Slack.

Pesquisa

Os recursos de pesquisa do Microsoft Teams e do Slack são ambos satisfatórios, porém o Slack demonstra possibilidades mais robustas de pesquisa para quem precisa ajustar os resultados de pesquisa do Gmail.

Com o Slack, você pode pesquisar usando modificadores como, por exemplo, from:@nomedousuário. 

Se esse tipo de recurso não faz uma grande diferença para o atingimento dos seus objetivos de pesquisa, Microsoft Teams e Slack são ambas ótimas opções.

Mensagens 

Obviamente, a comunicação por mensagens é um dos principais pontos a serem analisados na comparação entre Microsoft Teams e Slack. 

É justamente por isso que as duas plataformas apresentam um ótimo desempenho neste quesito, com melhorias constantes.

Em ambos os casos é possível escolher a cor da fonte a ser utilizada, selecionar entre diferentes tamanhos de fontes, inserir tabelas, desfazer e refazer a digitação, aplicar estilos de parágrafos, entre outras possibilidades.

Formatação das mensagens

Se sua empresa prioriza uma comunicação mais descontraída, com a utilização de emojis e gifs, na disputa Microsoft Teams vs Slack, o primeiro leva vantagem.

Isso porque o Teams tem opções adicionais nativas, como a integração com Giphy para a utilização de Gifs animados.

Porém, este não chega a ser um problema para os usuários do Slack, já que é possível adicionar os Gifs por meio de uma integração de aplicativo

Ambas as plataformas contam com diferentes níveis de bate-papo, incluindo voz e vídeo, tanto nativamente quanto com as integrações de aplicativos.

No caso do Microsoft Teams, a videoconferência é integrada. O Slack tem integração com o Zoom, Webex e Google Hangouts. 

Nos dois casos, dependendo da configuração, também é possível gravar chats de vídeo e chamadas e obter transcrições dos mesmos.

Notificações

No que diz respeito às notificações, a disputa Microsoft Teams vs Slack pode ser considerada acirrada.

Por um lado, o Teams conta com controles granulares para bate-papo, menções, curtidas, reações, respostas, chamadas perdidas, mensagens de voz, entre outras possibilidades.

Por outro lado, o Slack, apesar de não oferecer essa variedade de opções quanto às notificações, conta com opções como o envio de uma notificação sempre que uma palavra-chave predefinida é utilizada.

O Slack também oferece a possibilidade de utilização dos controles do tipo “Não perturbe” com diversos intervalos de tempo.

Novos recursos

Podemos dizer que há um empate na disputa Microsoft Teams vs Slack quando o assunto é o lançamento de novos recursos.

As duas plataformas anunciam novas funcionalidades com certa frequência. Por exemplo, em 2021, o Slack tornou possível a gravação de clipes de áudio e vídeo curtos para serem compartilhados com indivíduos ou canais.

Por outro lado, uma das novidades do Teams são os componentes “Fluid” para a conexão de aplicativos de colaboração e produtividade da Microsoft. 

Essa funcionalidade possibilita a atualização em tempo real e por diferentes pessoas de elementos como gráficos e tabelas utilizando diferentes ferramentas.

Navegação

Nas duas ferramentas aqui comparadas, a navegação principal é feita por meio das barras laterais do lado esquerdo da tela.

Porém, no Microsoft Teams, a navegação é mais focada nas equipes e, no Slack, ela se concentra mais nos canais ou áreas de trabalho criadas em torno de projetos.

Ajuda no aplicativo

Quando comparamos os recursos de ajuda dentro da disputa Microsoft Teams vs Slack, ganha destaque o Slackbot, o chatbot desta última ferramenta.

Para utilizá-lo, basta digitar uma mensagem com uma palavra-chave ou pergunta para obter uma resposta, na maioria das vezes muito precisa e em poucos segundos. 

Mas o Teams também conta com um ícone de ajuda na parte inferior da barra lateral com links para as opções “tópicos”, “treinamentos” e “novidades”.

Os conteúdos de ajuda são bem organizados, o que facilita a busca por informações. Mas você também pode pesquisar por elas, caso prefira.

Integração com a Desk Manager

Pela leitura dos tópicos anteriores, é possível inferir que não há um vencedor definitivo na disputa Microsoft Teams vs Slack. 

Sua escolha vai depender das suas necessidades ou demandas do seu negócio, mas em ambos os casos, sua empresa estará utilizando uma excelente ferramenta.

A Desk Manager possui integração com as duas, o que facilita a visualização do status dos seus projetos e operações.

A integração com o Slack possibilita o compartilhamento de notificações de chamados ou tarefas inerentes a diferentes projetos.

Já a integração com o Teams possibilita a visualização e resposta a conversas e demandas na própria Desk Manager sem que você precise sair do aplicativo da Microsoft.Agora que você já conhece todas as diferenças entre o Microsoft Teams e o Slack, aproveite para experimentar a cintegração entre Desk Manager e Microsoft Teams e até o próximo conteúdo.

Gamificação para Atendimento

Compartilhe

Posts relacionados

Existe a forma certa e a forma errada de se calcular o..

Seu processo de vendas está desorganizado e suas receitas futuras são imprevisíveis?..

No cenário competitivo da atualidade, a inovação se tornou essencial para o..

Entender como prospectar clientes de maneira eficaz permite identificar oportunidades, estabelecer contato..

Mais lidos
A dinâmica quebra-gelo é uma atividade planejada para reduzir as inibições e estimular as interações..
Você tem dúvidas sobre a elaboração de mensagens para clientes inativos? Acesse nosso blog e..
Você sabe o que é Help Desk? Ele veio para revolucionar o atendimento e começou..
Você sabe o que é um kickoff? Descubra agora e entenda como essa etapa no..

Receba nossa newsletter

Tenha acesso a conteúdos de valor sobre atendimento, sucesso do cliente, tecnologia e muito mais.

Você está pronto para uma jornada de sucesso?

Peça uma demonstração gratuita e conheça a Desk Manager, uma plataforma que proporciona uma experiência completa com sistema help desk e service desk.