Por Darliane Silva em 02/07/2021

Marketing Humanizado: o que é e 3 dicas de como fazê-lo

Help Desk para Gestão de Atendimento

O marketing humanizado é uma estratégia valiosa para os negócios que visam destaque no mercado e fidelização de clientes. No entanto, apesar de ser benéfico, nem todas as marcas sabem como implementá-lo.

Se sua empresa está com dificuldades de engajar consumidores e não entende como é possível humanizar processos no tratamento com o público, chegou a hora de entender melhor o que é a humanização do marketing e como esse conceito pode impactar diretamente o crescimento do seu negócio.

Vamos lá?

O que é marketing humanizado?

O marketing humanizado é uma tendência que chegou para ficar!

Afinal, mesmo com todas as tecnologias disponíveis, sobretudo nos setores de atendimento  e de vendas, os clientes desejam mais do que apenas comprar: eles querem estabelecer uma relação com as empresas das quais consomem.

Assim, a finalidade do marketing humanizado é gerar aproximação entre consumidor e marca, visando conquistar a confiança e a fidelidade dos clientes.

Os três pilares do marketing humanizado são: emoção, empatia e ética. Para que o conceito funcione na prática, os três vieses precisam ser implementados na comunicação da empresa.

Ou seja, para obter êxito, a organização precisa rever a forma como vem dialogando  com seus clientes e realizar um processo de humanização de todas as etapas do funil de vendas.

Por que a humanização do marketing é tão importante?

Entre tantos processos internos e com tecnologias cada vez mais avançadas, facilmente as empresas podem acabar esquecendo que os clientes não são apenas números, e sim pessoas que se interessaram por sua marca e desejam desenvolver um relacionamento mais próximo.

Algo que acontece com bastante frequência, e que é muito prejudicial, é a automatização do contato, com o único objetivo de encerrá-lo o mais rápido possível, para logo iniciar o próximo atendimento.  Quando a intenção é apenas olhar para quantidade, as interações humanas e a criação de conexão acabam ficando em segundo plano.

No entanto, a relação humana ainda é destaque entre as preferências dos consumidores da atualidade.

Segundo uma pesquisa da Retail Dive, 70% dos consumidores ainda preferem a interação com um humano durante o atendimento. Ou seja, o contato com bots deve ser estratégico.

Desse modo, podemos entender que, por mais que a agilidade e otimização das novas tecnologias possam ser benéficas, as empresas que investem em um atendimento humanizado e já implementaram o marketing com esse ponto de vista, estão alguns pontos à frente de sua concorrência e caem com mais facilidade no gosto dos consumidores.

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Como colocar o marketing humanizado em prática?

Não é possível citar uma única forma de implementar a humanização do marketing na sua empresa. Mas algumas estratégias, quando associadas, podem trazer excelentes resultados para a grande maioria das marcas.

Abaixo, veja três passos simples que podem ser adaptados para qualquer nicho e para organizações de qualquer porte, trazendo assim muitos benefícios.

Estratégia 1: Engaje seu público

Fique atento ao que seus clientes falam da sua empresa e ao que compartilham sobre os seus produtos e soluções.

Porém, não se acomode apenas na etapa da observação. Seja uma marca ativa!

Responda aos consumidores com uma comunicação humanizada, personalizada e da forma mais empática possível, para que o usuário sinta vontade de engajar e se aproximar da sua marca.

Estratégia 2: Utilize o conteúdo da sua audiência

O consumer content pode ser uma estratégia interessante para as empresas que desejam implementar o marketing humanizado.

Afinal de contas, existe algo que possa humanizar mais a sua marca do que mostrar pessoas reais que usam seus produtos e soluções?

Além de ser uma forma de valorizar o consumidor, o marketing criado a partir de conteúdo gerado por usuário é muito valioso para estreitar a relação entre a marca e o cliente.

Assim, visto que sua empresa começa a utilizar a estratégia, logo podemos perceber alguns resultados bastante positivos:

  • Produção de conteúdo por parte dos consumidores para aparecer nas redes oficiais;
  • A divulgação “boca a boca” será maior;
  • A credibilidade da marca aumentará.

Prova disso é o levantamento da The Nielsen Company, que constatou que 70% dos consumidores confiam plenamente em informações que vêm de outras pessoas.

Enquanto isso, um estudo da agência Cohn & Wolfe relatou que 81% dos brasileiros não confiam no que uma empresa diz.

Estratégia 3: Mostre os bastidores da empresa

Você já pensou sobre o que é humanizar?  Anote aí: o significado dessa palavra nada mais é do que “tornar algo humano”, ou seja, “adquirir características humanas”.

Uma maneira eficiente de fazer marketing humanizado na sua empresa  é mostrar as pessoas que estão por trás dos processos que levam o produto ou o serviço até o seu público.

Os consumidores já não desejam apenas comprar de um CNPJ. Eles querem conhecer a história por trás da marca, as pessoas que fazem aquele trabalho acontecer.

Por isso, essa é uma estratégia que não pode ser deixada de fora. Aproveite os recursos e as possibilidades que as redes sociais proporcionam, para mostrar os bastidores da sua empresa.

Exemplos de empresas que utilizam o marketing humanizado

Algumas empresas que investiram no marketing humanizado conseguiram excelentes resultados em engajamento e relacionamento com clientes.

Entre os maiores destaques podemos citar a Netflix e o Nubank.

Em ambos os casos, as empresas souberam como utilizar o marketing humanizado, especialmente nas redes sociais, para se aproximar do seu público-alvo.

Com um tom de voz coerente e uma comunicação única, a presença digital das marcas  fez delas verdadeiros cases de sucesso, visto que todos os usuários interagiram mais na esperança de receber uma resposta humanizada e descontraída.

A estratégia funcionou tão bem para as empresas, que resultou não apenas no apreço por parte dos clientes, mas no marketing gratuito que a repercussão que as ações das marcas acabam gerando.

Assim, além de engajar os clientes atuais, o marketing humanizado ajudou a popularizar mais as empresas, e atraiu novas pessoas que também desejavam viver aquela experiência com as marcas.

Nova call to action

Marketing humanizado e atendimento humanizado: a dupla de sucesso para uma empresa

Agora que você sabe o que é marketing humanizado e como aplicá-lo, chegou o momento de entender um pouco mais sobre atendimento humanizado.

Com os avanços tecnológicos e a presença dos chatbots, muitas vezes o atendimento humano tem sido substituído. Porém, será que para a sua empresa essa estratégia é, de fato, interessante?

Se você quer saber mais sobre o atendimento humanizado, sua importância e como implementá-lo, leia nosso conteúdo sobre o assunto. Você descobrirá como a humanização de processos é fundamental para melhorar o relacionamento com os clientes e destacar-se no mercado.

Por Darliane Silva em 02/07/2021