Por Célio Fabiano em 16/06/2021

Marketing de Defensores: 3 principais benefícios de adotar esse modelo

Help Desk para Gestão de Atendimento

Conquistar clientes fiéis é o grande sonho de toda empresa, certo? Mas você sabia que o marketing de defensores pode ser o melhor caminho para isso?

Independentemente se sua empresa é física ou de atuação apenas online, não há nada mais poderoso do que o “boca a boca”, isso é de extrema importância para a empresa.

Quando um cliente tem uma boa experiência com sua empresa e relata isso para outras pessoas, automaticamente está fazendo uma divulgação despretensiosa do seu negócio, e isso pode gerar resultados muito positivos.

Mas, apesar de muito eficiente, o marketing de defensores não é algo fácil de desenvolver. Pelo contrário, é necessário que uma boa estratégia seja traçada para que, enfim, sua marca desfrute dos benefícios.

Se você ainda não sabe o que é o marketing de defensores e as suas vantagens, leia esse conteúdo até o final e descubra como a estratégia pode ser poderosa para o seu negócio.

O que é Marketing de Defensores?

O marketing de defensores é o trabalho estratégico focado em converter consumidores em verdadeiros evangelizadores daquela empresa.

Ou seja, é um conjunto de ações utilizadas para encantar os clientes ao ponto de torná-los promotores voluntários da marca.

Esses promotores serão os grandes responsáveis por realizar o “boca a boca” sobre sua empresa, aumentando a divulgação dos seus produtos e serviços através da indicação.

Parece perfeito, certo? E é! Mas o marketing de defensores demanda muito trabalho e, sobretudo, muita estratégia para que a empresa possa colher os frutos futuramente.

Como surgiu e como funciona o marketing de defensores?

Certamente você já ouviu falar sobre embaixadores de marca. Isso porque o conceito não é novidade: na verdade, os brand ambassadors sempre fizeram parte de uma das maiores estratégias de publicidade.

Antes, essa prática acontecia entre empresas e celebridades, mas hoje já vemos a estratégia ser adotada por empresas no digital, através dos influenciadores.

Acontece que se antes esse “posto” era sempre de uma personalidade conhecida, que “tinha voz” e influência…

… Agora, no mundo digital, — em que todo mundo pode produzir e compartilhar conteúdos, assim como influenciar seu pequeno círculo de amizades e conexões —, surge um novo tipo de embaixador:

É o usuário comum, aquele que está presente na web para procurar informações, consumir conteúdo, compartilhar opiniões e, claro, comprar produtos.

A ideia é, basicamente, a seguinte: “se há pessoas procurando sobre minha marca e falando sobre meus produtos na internet, por que não criar ações que encantam e geram uma boa experiência para elas falarem bem e me indicarem?”.

Nova call to action

Quais os benefícios de adotar essa estratégia?

Uma estratégia de marketing de defensores, quando bem executada, pode gerar uma série de benefícios para o seu negócio. Entre os principais, podemos citar:

  1. Geração de conteúdo;
  2. Diminuição do custo de aquisição de clientes (CAC);
  3. Aumento da receita da empresa.

Abaixo, vamos explicar melhor cada um desses pontos. Confira!

Geração de conteúdo

Certamente você já viu por aí uma publicação na internet de um amigo ou um conhecido, que divulgou um produto ou marca dos quais gostou bastante.

Às vezes, basta que a marca invista em uma “boa apresentação” para que isso gere conteúdo nas redes sociais.

Uma simples carta feita à mão ou um brinde que acompanhou o produto de um cliente, já são táticas eficientes para que, mais cedo ou mais tarde, a empresa comece a ganhar presença digital através do conteúdo dos consumidores.

E essa é a essência do consumer content: utilizar o conteúdo criado por clientes, para agregar à produção de conteúdo da sua empresa.

Além de ser uma excelente estratégia de divulgação, a criação de conteúdo de consumidores pode diminuir os esforços da sua empresa nessa produção, podendo focar em outras áreas do negócio.

E o marketing de defensores é o caminho ideal para chegar a esse patamar.

Diminuição do custo de aquisição de clientes (CAC)

O CAC é a taxa que apresenta quanto sua empresa gasta para adquirir um novo cliente. Ou seja, é a soma de todos os investimentos financeiros que o seu negócio faz na divulgação da marca, para que um cliente seja conquistado.

Quando sua empresa investe em marketing de defensores, esse custo pode ser reduzido, uma vez que esses “advogados” farão uma grande publicidade para sua marca, produtos e serviços.

Não acredita? Pare e reflita sobre quantas vezes, ao zapear nas redes sociais, você se deparou com uma publicação espontânea de um amigo falando de uma boa experiência que teve com uma marca?

Assim como quando algo sai errado, e logo vemos uma chuva de postagens na internet, o mesmo acontece com os clientes satisfeitos. E esses depoimentos são suficientes para fomentar as conversões da sua empresa.

Aumento da receita da empresa

Por fim, entre os benefícios do marketing de defensores, podemos citar o aumento da receita da empresa.

Afinal, se há pessoas falando bem sobre o seu negócio e atraindo novos consumidores, o aumento da receita é uma consequência natural.

Isso porque, além de favorecer as vendas e novos contratos, o marketing de defensores diminui os custos de divulgação e os esforços do time de colaboradores.

O Marketing de Defensores é uma boa estratégia para minha empresa?

Independentemente do porte ou segmento, sua empresa nunca sairá perdendo caso invista em marketing de defensores.

Afinal, ter consumidores é bom, mas conquistar grandes fãs da sua empresa, que não abrem mão dos seus produtos e serviços, e ainda os indicam para outras pessoas, traz apenas benefícios.

Pense em quantas pessoas podem ter acesso a um simples post que relata uma boa experiência, e como esse alcance pode favorecer o crescimento da sua marca.

Agora, imagine se acontece o contrário: um cliente insatisfeito reclama do seu serviço. Imediatamente, pessoas que não tiveram a oportunidade de conhecer o seu negócio podem criar uma imagem negativa da sua empresa.

Por isso, o marketing de defensores é, sem dúvidas, uma estratégia para toda e qualquer organização.

E para que sua implementação proporcione os resultados necessários, é preciso que sua empresa foque, sobretudo, em oferecer a melhor experiência para o cliente.

E-book o Guia completo do Pós-Vendas

Por isso, se você deseja aproveitar todos os benefícios dessa estratégia, leia também o nosso conteúdo sobre Customer Experience e entenda como a relação do cliente com a sua marca é o primeiro passo para a fidelização.

Por Célio Fabiano em 16/06/2021