Por Célio Fabiano em 30/08/2021

Desk Manager apoia o Instituto Empreeduca

Help Desk para Gestão de Atendimento

O número de vagas abertas em tecnologia cresceu 310% em 2020, de acordo com dados da GeekHunter. Porém, não há profissionais para ocupá-las. É o que revela o relatório da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, ao indicar que o déficit de profissionais nessa área, até 2024, pode chegar a 260 mil.

Com foco na transformação social por meio da educação, emprego e empreendedorismo, o Instituto Empreeduca apoia a formação de talentos para suprir a demanda do mercado ao capacitar jovens em condições de vulnerabilidade socioeconômica nas áreas de TI e os direciona ao mercado através de empresas parceiras.

A mais nova ação é a Jornaduca Tech, que começará em setembro e está pautada na inovação e tecnologia. De forma totalmente gratuita e online, proporciona oportunidades de emprego nas empresas parceiras, principalmente nas áreas iniciais de tecnologia, como suporte de TI.

“Não são apenas os jovens que se beneficiam da inciativa. Por meio deste programa, as companhias investidoras sociais têm prioridade na escolha dos participantes para as vagas que estejam abertas”, explica Polyana Giardino, idealizadora e gestora do Instituto Empreeduca. “Além de, juntos, desenvolvermos a gestão dessas empresas voltada para o ESG, ou seja, apoiando suas práticas ambientais, sociais e de governança”, complementa.

Os sócios do Grupo Tecnoset, one-stop-shop de tecnologia brasileiro, foram os primeiros a investir socialmente no projeto, sendo, atualmente, os principais mantenedores do Instituto, que, por sua vez, tem um alto índice de alunos aprovados pelos processos de parceiros.

“Temos o social em nosso DNA. Por isso, quando conhecemos o Empreeduca decidimos apoiá-lo desde o início. Por sermos uma empresa de tecnologia que cresce e inova com o mundo, podemos proporcionar o mesmo a novos talentos, mudando o seu destino e dando a oportunidade de estarem conectados ao que há de mais recente em termos de conhecimento”, afirma Paulo Schimenes, sócio-diretor do Grupo Tecnoset.

Nesta nova edição do programa, duas empresas se unem para promover o desenvolvimento dos jovens talentos: Witec e DeskManager, além do apoio do Alto Tietê Valley e os Projetos Missão Intensidade e Viela.

“Como ocorre junto às demais empresas do Grupo 3in Capital, a Desk Manager  leva muito a sério o senso de propósito e de pertencimento de toda a equipe. O que torna as pessoas um pilar fundamental da organização.

Quando conhecemos a Jornaduca, de cara entendemos precisarmos fazer parte disso e o nossa equipe abraçou a ideia. Acreditamos nos valores e princípios, transparência nas relações, liberdade com responsabilidade, na diversidade como diferencial competitivo, e na colaboração, que permeia, reúne e engaja todo a equipe consistentemente diante dos objetivos definidos.

E através da colaboração e envolvimento de todos, contribuiremos para a Jornaduca ser um divisor de águas nas carreiras dos candidatos. Faz bem para o setor de TI ter mão de obra qualificada e pronta para trabalhar. Faz bem para o Brasil.” Natália Lima – CFO da Desk Manager

“Levamos muito a sério o senso de propósito e de pertencimento de toda a equipe. O que torna as pessoas um pilar fundamental da organização. Quando conhecemos a Jornaduca, de primeira entendemos precisarmos fazer parte desse projeto. Contribuiremos para ser um divisor de águas nas carreiras dos candidatos. Contar com trabalhadores qualificados faz bem para setor de TI e para o Brasil”, comenta Célio Souza, CEO da Desk Manager.

“Desde o seu início, a Witec tem em sua essência construir, valorizar e compartilhar o conhecimento. No Empreeduca encontramos os mesmos valores que nos norteiam há mais de 15 anos”, declara Marco Lagoa, Co-Founder e CEO da Witec.

Ele ainda acrescenta que poder participar e apoiar um projeto de tamanho impacto social enche a empresa de orgulho e alimenta a esperança de tornar o nosso país um lugar melhor. “Por isso, queremos atrair outras empresas que acreditam e tenham esse mesmo propósito para embarcar, com o Empreeduca, e transformar o futuro do Brasil”, reforça Lagoa.

Para ingressar na comunidade, é importante que as empresas interessadas tenham vagas de emprego na área para que os alunos possam, de fato, serem encaminhados para as entrevistas ao final do curso.

A Jornaduca Tech é sinônimo de movimento de transformação social. Além dos jovens, ele também envolve o Contrate Social, um programa para empresas que querem fazer a diferença e receber, em suas equipes, jovens com excelente capacitação em funções de entrada na área de tecnologia (suporte técnico).

Assim, as empresas são beneficiadas em quatro principais pilares: novos talentos para as equipes de tecnologia; impacto social ao dar oportunidades aos jovens potenciais em situação de vulnerabilidade socioeconômica; diversidade por incluir os grupos minoritários; voluntariado empresarial ao envolver os colaboradores das empresas parceiras nas aulas, mentorias e workshops práticos.

Sobre a Jornaduca Tech 2021

As inscrições vão até o dia 15 de agosto e os requisitos para a inscrição são: ter entre 16 e 25 anos; ser morador(a) da grande São Paulo; ser aluno(a) ou ex-aluno(a) de redes públicas de ensino e ter renda familiar de até 2 salários mínimos por pessoa.

O programa é focado na grande São Paulo. Porém, as demais iniciativas do Empreeduca são para todo o Brasil.

As aulas acontecerão entre setembro e outubro, de segunda a sexta, das 19h às 21h30.

Há ainda a possibilidade de que, após contratado, o(a) jovem seja acompanhado pela tutoria do Empreeduca por até 12 meses e receba orientação e suporte para continuar se desenvolvendo profissionalmente. Nesse caso, são oferecidos cursos de inglês voltados para a tecnologia ou curso de programação para o cargo de desenvolvedor júnior.

Sobre o Empreeduca

O Instituto Empreeduca é uma organização sem fins lucrativos que acredita no potencial de transformação social dos jovens e desenvolve projetos para ajudá-los a alcançarem sonhos maiores. Por meio da educação, emprego e empreendedorismo, geramos oportunidades de ascensão social e contribuímos para chegarem além do que imaginavam ser possível.

Para saber mais sobre o Empreeduca, acesse: https://empreeduca.com.br

Sobre o Grupo Tecnoset

É a maior empresa brasileira de Outsourcing de Impressão. Há 30 anos, é reconhecido como um dos principais players nas verticais de Gerenciamento de Conteúdo, Outsourcing de Impressão, Soluções de Identificação, Conversão Digital e Conectividade. O Grupo Tecnoset é composto por empresas que levam soluções de TI e produtos para diversos setores da economia com expertise, comprometimento e experiência.

Para mais informações sobre produtos e serviços, acesse: https://tecnoset.com.br/

Por Célio Fabiano em 30/08/2021