Ferramentas de Business Intelligence: conheça as principais

O Business Intelligence, chamado também de BI, é um conjunto de métodos e tecnologias com foco no planejamento estratégico, facilitando a coleta e análise de dados da empresa. Para isso, são usadas as ferramentas de Business Intelligence.

Os softwares podem realizar diversas tarefas, permitindo a previsão de vendas e lucros, a situação em tempo real do estoque e das vendas e os resultados das campanhas realizadas.

Dessa forma, as ferramentas de BI possibilitam que os gestores consigam planejar o futuro da empresa com base na reflexão sobre os erros e acertos e, assim, tomar decisões mais acertadas.

Devido à importância desse tema para as empresas, neste artigo, vamos falar quais são as principais ferramentas de BI, incluindo os motivos para utilizá-las e quais são as suas funcionalidades. Continue a leitura para saber mais!

Slemma

O Slemma é uma das ferramentas de Business Intelligence mais importantes, pois permite uma visualização eficiente dos dados da sua empresa.

A geração de dados acontece de forma rápida e completa, e os painéis podem ser compartilhados entre os colaboradores e os clientes, lembrando que essa ferramenta se conecta a mais de 75 bancos de dados, data warehouse e serviços em nuvem.

Com o Slemma, é possível monitorar os KPIs, aprimorar a tomada de decisões, atraindo e fidelizando clientes. A seguir, veja algumas funcionalidades:

  • Análise de dados preditiva;
  • Análise de lucratividade;
  • Relatórios pontuais;
  • Quadros de resultados;
  • Relatórios gerenciais;
  • Painel personalizável;
  • Painéis privados e públicos;

Rastreamento de conversão e de interação entre os usuários.
O Slemma é indicado principalmente para pequenas e médias empresas, oferece teste grátis e é implementado como serviço de nuvem. Além disso, conta com assistência durante 24h.

Qlikview

O Qlikview é uma poderosa ferramenta de Business Intelligence, permitindo que dados de diferentes fontes se transformem em base de conhecimento para a sua empresa.

Fabricado pela QlikTech, ele é uma tecnologia inovadora por possibilitar que uma interface única seja criada de modo mais fácil, o que também simplifica o uso e a manutenção da ferramenta.

Outro benefício do Qlikview é a rapidez ao gerar resultados. Além disso, ainda conta com o Data Cloud, em que, em único arquivo, são reunidas todas as associações, possibilitando que dados relevantes estejam disponíveis em RAM.

A maior vantagem do Qlikview é a facilidade com que os relatórios são gerados, não necessitando, portanto, de especialistas na área de TI para que eles possam ser criados e interpretados.

A seguir, veja algumas vantagens de contar com o Qlikview:

  • Custo relativamente baixo;
  • Não é necessário um conhecimento técnico aprofundado para utilizá-lo;
  • Interface flexível;
  • Recurso de compartilhamento de tela;
  • A criação de métricas acontece de forma igual ao Excel.

Recentemente, surgiu também o Qlik Sense, que é uma plataforma de análise de dados ainda mais avançada e com novas funcionalidades, funcionando como uma espécie de Qlikview mais moderna.

Essa plataforma conta com Inteligência Artificial sofisticada, plataforma em nuvem que tem alto desempenho e motor de análise associativo exclusivo, que é uma tecnologia patenteada pela empresa.

Se você deseja que a sua empresa se baseie em dados para a melhor tomada de decisões, ter os produtos da QlikTech é uma boa estratégia. Tanto o Qlikview quanto o Qlik Sense podem ser testados de forma gratuita.

Power BI

Quando se fala em ferramentas de Business Intelligence é impossível não citar o Power BI, que é uma das tecnologias mais completas e modernas desse ramo.

Por meio do Power BI, você tem acesso a dados visuais que facilitam a análise das informações. Além disso, há diferentes conectores de dados, então os usuários podem consultar diferentes fontes.

Com o objetivo de possibilitar o fácil acesso e compartilhamento, essa ferramenta também transforma planilhas do Excel e dados CSV em relatórios mais atraentes, podendo ser, posteriormente, publicados e compartilhados. Aliás, se você quiser, ainda é possível exportar os relatórios para o PowerPoint e, assim, utilizá-los em apresentações.

Outra vantagem do Power BI é a possibilidade de personalização da visualização, já que o usuário pode escolher dados organizados em bolhas ou mapas de calor, por exemplo.

Transformando dados brutos em dados mais atraentes visualmente, o Power BI também pode ser utilizado em smartphones e tablets. Inclusive, essa ferramenta está disponível em três opções:

  • Serviço do Power BI: funcionando como SaaS, as informações ficam armazenadas na nuvem;
  • Power BI Desktop: nesse caso, a ferramenta funciona no computador, mais especificamente na área de trabalho do Windows;
  • Aplicativo móvel do Power BI: o aplicativo pode ser acessado por qualquer dispositivo móvel que tenha Windows, sistema Android ou iOS.

Vale destacar que essas três diferentes modalidades podem ser integradas, ou seja, você pode começar o seu trabalho no aplicativo móvel do Power BI e depois continuar as tarefas no Power BI Desktop. Sendo assim, a ferramenta facilita bastante a criação, análise e compartilhamento dos dados.

O Power BI é uma das ferramentas de Business Intelligence mais populares entre as empresas, sendo utilizada tanto por pequenos como também por grandes empreendedores. Logo, é utilizada para trabalhos simples e complexos.

Por meio dele, são criados relatórios interativos, painéis personalizados e, devido a tantas funcionalidades, é possível tomar decisões estratégicas com base em dados.

Ao contrário das outras opções, o Power BI pode ser adquirido gratuitamente, mas, caso você queira ter funcionalidades mais completas, é necessário pagar por um plano adicional.

Independentemente da sua escolha, contar com as ferramentas de Business Intelligence se tornou imprescindível na Era Digital, permitindo que seja possível identificar os maiores desafios da sua empresa e ajustar as tecnologias conforme a sua necessidade.

Dessa forma, as informações que são geradas digitalmente por meio desses aplicativos orientam a tomada de decisões, possibilitam melhor interpretação e entendimento sobre dados, facilitam a medição e monitoramento das suas próprias ações e ainda geram o aumento de lucros. Afinal, com ações baseadas no que o seu cliente busca e necessita, o número de vendas aumenta e, consequentemente, os lucros também aumentam.

Torna-se mais vantajoso adquirir um software como o Desk Manager, pois ele possui integração com todas as soluções de Business Intelligence citadas nesse artigo.

DMS da Desk Manager

Além de conhecer as ferramentas de Business Intelligence, recomendamos também que você saiba mais sobre as métricas de Customer Success. Para isso, leia o artigo sobre o assunto!

Por Raphael Santos em 18/09/2020