Por Victoria Mechenas em 23/07/2020

Aplicação de estratégias de Branding nos negócios

Ter destaque no movimento mundial de consumo é fundamental para fortalecer um negócio, melhorar o relacionamento com os clientes e aumentar as vendas do produto em questão.

O movimento de consumo faz com que as empresas sejam extremamente meticulosas a cada passo dado. As estratégias de marketing devem ser elaboradas de forma que consigam gerar resultados positivos para o bom funcionamento de uma marca, produto ou empresa.

Em suma, esse trabalho de gestão de marca é conhecido como branding e existem diversas maneiras de aplicá-lo para tornar o seu negócio cada vez mais relevante dentro do mercado de consumo.

O que é Branding?

Branding é uma forma de gerir estratégias de marca de uma determinada empresa. Esse processo inclui um planejamento a longo prazo, além da criação e gerenciamento dos elementos de identidade visual.

A estratégia é capaz de despertar sensações e criar conexões cruciais para que o cliente escolha a marca em questão no momento de decisão de compra do produto ou serviço. Por exemplo: Se você pensar em determinada marca agora, além do nome, virá a sua cabeça as cores do logo, formato das letras e sons.

Além disso, o branding trabalha com o conceito de que para o sucesso de determinada marca, precisa-se existir um planejamento, estruturação, gerenciamento e promoção.

O objetivo é certificar que todos os seus stakeholders, ou seja, as pessoas e organizações impactadas pelas ações da sua empresa, entendam o seu posicionamento, aumentando potencialmente sua relevância no mercado, visibilidade e boa reputação da empresa com o público.

Existem várias estratégias de branding que, quando combinadas, garantem o sucesso da marca, empresa ou produto em questão. São essas:

1. Boa identidade visual

As representações visuais da sua marca, como o logo, estilo de foto, fontes e cores características são fatores que ajudam a criar uma identidade na mente das pessoas.

Por exemplo: Ao falar de Netflix, que cores vêm a sua cabeça? Você certamente deve ter pensado no logo vermelho com o fundo preto, certo? Isso porque, a junção de todos esses fatores citados acima criam a representatividade visual da marca, fazendo com que ela se associe e seja lembrada na mente das pessoas.

Dentre os outros fatores que comprometem a identidade visual de uma marca e que são extremamente importantes para seu funcionamento, se encontram:

  • Adequação de logo: Adequar o logo no momento da criação é um fator de extrema importância. Este, também precisa ser pensado para o formato web. Isso porque, os arquivos usados para materiais impressos são diferentes daqueles usados para a internet.

É essencial buscar pela facilidade da leitura e entendimento do nome quando o conteúdo estiver em versões reduzidas, como em celulares.

  • Manual de marca: Ele é o documento que contém todas as informações básicas de padronização e orientações que devem ser usadas no Branding de uma empresa. Nele, deve conter todas as cores que a marca pode ter, qual fonte usada na criação, os códigos das cores, versões verticais e horizontais, etc.

Essa estratégia auxilia no desenvolvimento de materiais e peças publicitárias de acordo com a identidade da marca. Pense assim: Nem sempre os mesmos profissionais e agências trabalharão no projeto. Com isso, o manual garante que os conceitos e padrões se mantenham na comunicação da empresa.

  • Unidade de estilo: Uma boa dica para definir uma unidade de estilo é buscar por exemplo de fotos que tenham a mesma linha, servindo assim, de referência para o modelo que você quer adotar.

2. Marketing de experiência

Essa estratégia de branding se baseia na experiência dos consumidores. Este ajuda determinada marca a conquistar e fidelizar clientes. Mas antes de tudo, é importante entender quais as particularidades do seu negócio e as necessidades do seu público. Assim, a comunicação pode ser feita com mais eficácia e coerência.

Um exemplo que podemos citar é o seguinte: Você é um cirurgião-dentista especializado em Ortodontia e aplica diversas categorias de aparelho odontológico, como aparelho invisível, o aparelho de porcelana e o aparelho dentário transparente.

Para tornar o seu negócio mais visível e relevante, fazendo com que as pessoas optem a ir ao seu consultório fazer esses determinados procedimentos odontológicos, você precisa de uma boa interação com o público, isso pode facilmente ser feito através do marketing de experiência:

Um bom atendimento, boa localização e preços acessíveis são fatores que podem fazer com que a experiência dos seus pacientes se torne agradável, fazendo com que voltem ao seu consultório e indiquem a outras pessoas.

3. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma ferramenta que auxilia na fixação da marca na mente dos consumidores. Através dele é possível atrair e fidelizar potenciais clientes.

Em seu website, busque por investir em publicações pertinentes para o seu público-alvo e apostar na criação de conteúdos de qualidade que sejam relevantes para o que o público está procurando. Dessa forma, as pessoas irão assimilar a marca em questão com autoridade no segmento atuante.

A utilização dessa estratégia é extremamente benéfica para a visibilidade da sua empresa. Conteúdos relevantes ajudam no processo de captação e retenção de clientes. Além do mais, quando você opta por divulgar conteúdos na internet, você passa a ser encontrado de maneira mais fácil.

Outro fator que também ganha com a aplicação do marketing de conteúdo são as vendas. Quando se gera conteúdo saudável e relevante, a empresa tende a atrair cada vez mais clientes em potencial.

Além desses fatores, o marketing de conteúdo possui estratégias mensuráveis. Ou seja, você consegue saber os impactos das ações de marketing realizadas no seu negócio. Dessa forma, é possível saber quais são os aspectos que precisam ser melhorados.

4. Marketing promocional

Ações de marketing promocional são fundamentais para a colaboração no fomento da percepção da marca junto ao público-alvo. Essa estratégia têm como principal objetivo o impulsionamento das vendas.

Exemplos de marketing promocional são a degustação de produtos, distribuição de brindes, amostras grátis e materiais de divulgação. Esses, acabam elevando e destacando a marca no ponto de venda e também, tendem a definir a decisão de compra do cliente.

Se você trabalha com a venda de produtos para clareamento dentário, por exemplo, uma boa dica é oferecer uma amostra grátis de bisnaga de clareamento para aqueles que fizerem a primeira compra em seu domínio.

Assim, as ações promocionais bem planejadas e alinhadas com a necessidade do cliente e proposta da empresa, estimulam a compra e colaboram para fixar a marca na mente das pessoas.

5. Presença digital

Caso a empresa não cuide do gerenciamento de presença digital e contato frequente com o público, todas as estratégias citadas acima correm o risco de não alcançar os resultados desejados.

É importante com que o cliente se sinta próximo e valorizado da marca em que dá devida preferência. O meio digital é essencial para causar essa proximidade.

Para alcançar o sucesso, é fundamental que as empresas adotem um plano consistente de comunicação digital por meio da publicidade nas mídias sociais e divulgação de artigos nos blogs. Também é importante se preocupar com:

  • Otimização dos mecanismos de busca (SEO);
  • Acompanhamento de KPIs (Key Performance Indicator, ou, indicador chave de performance), usados para acompanhar em gráficos e tabelas o desempenho do negócio.

É importante ressaltar que se você almeja alcançar resultados positivos dentro das estratégias de branding, opte por contratar uma empresa especializada no assunto. Afinal, não é um processo simples para ser deixado nas mãos de qualquer pessoa.

Utilizar estratégias de branding de forma correta e coerente fará com que você obtenha um excelente retorno a longo prazo!

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Por Victoria Mechenas em 23/07/2020