Por Célio Fabiano em 02/07/2019

Como empreender em TI: tudo o que você precisa saber para investir

Help Desk para Gestão de Atendimento Integrado com WhatsApp e Telegram

A tarefa de empreender é repleta de desafios. Podemos dizer que essa é uma ação, muitas vezes, imprevisível. Contudo, é verdade que quanto mais você estiver informado, maiores serão as chances de você obter sucesso com o seu empreendimento. Por isso, hoje queremos te falar tudo o que você precisa saber sobre como empreender em TI.

Para que você tenha sucesso ao empreender em TI, é necessário buscar um conhecimento específico da área na qual você pretende empreender. Você verá, ao longo do texto, que empreender em TI envolve algumas particularidades que outros setores não possuem.

Sabendo dessas particularidades de empreender em TI, você verá que será muito mais fácil trilhar o seu caminho nesse setor.

Se você chegou até  aqui, é porque quer empreender em TI. E, bom, podemos te garantir que você está no lugar certo.

No texto de hoje, você verá o seguinte:

  • Por que empreender em TI?
  • Quais os tipos de empreendedorismo em TI?
  • Como empreender em TI?

Vamos lá?

Por que empreender em TI?

O empreendedorismo tem sido uma prática crescente, independente do ramo do qual estamos falando.

O jornal El País divulgou uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE,  que aponta os índices de desemprego no Brasil.

Segundo o Instituto, entre fevereiro a abril deste ano, a taxa de desemprego no país foi de 12,5%. Apesar de apresentar uma redução de 0.4%, esse ainda é um valor muito alto para a nossa população.

Esse índice tem tido algumas oscilações, mas, de maneira geral, continua apresentando uma realidade muito desagradável para muitos brasileiros e para a economia do país.

Diante disso, muitas pessoas acabam optando pelo empreendedorismo como forma de driblar o desemprego.

A ideia de empreender e conseguir bons retornos a partir de uma empresa é algo que interessa muitas pessoas.

Entretanto, é preciso se lembrar que ninguém nasce sabendo como empreender; empreender em TI é uma prática que exige riscos e envolve aprendizados constantes.

Logo, se você estiver cometendo alguns erros, ou se você, ainda, não vê os resultados esperados, não desista.

Empreender é um processo de constante evolução. Mas, afinal, por que empreender em TI?

No momento de empreender, muitas pessoas buscam por setores com os quais tem afinidade ou por aqueles que são promissores.

O setor de Tecnologia da Informação pode entrar em qualquer um desses casos. Obviamente, a tecnologia sempre se atualiza, trazendo o que há de mais inovador para o mercado.

Diante da competitividade enorme entre empresas, encabeçar inovações é algo que pode trazer um retorno financeiro significativo e, por isso, empreender em TI se torna uma escolha de muitos novos empreendedores.

Se você está começando a investir em TI por agora, você pode alcançar grandes resultados, desde que tome as decisões certas.

Para saber quais são as melhores decisões para você e para o seu negócio, busque o máximo de informação sobre a área em que deseja atuar.

Você sabia, por exemplo, que existem diferentes formas de empreender em TI? Nós vamos te explicar quais são essas formas logo a seguir. Continue a leitura.

201917Jun_deskmanager-cta-blog

Quais os tipos de empreendedorismo em TI?

Como mencionamos, existem diferentes formas de empreender em TI. E é necessário que você saiba as diferenças entre cada uma delas para que opte pela melhor.

Startup

Quando falamos em empreender em TI, você pode empreender criando a sua própria startup ou investindo em uma já existente.

As startups se caracterizam por empresas com custos baixos e com o desenvolvimento de soluções que podem ser reaplicadas sem maiores adaptações.

Muitas vezes, as startups são vistas como ambientes altamente imprevisíveis, mas sabemos que esse tipo de empresa pode trazer grandes retornos financeiros e uma alta margem de lucratividade. Portanto, sempre é uma opção.

Se você deseja criar a sua startup, busque ter um bom time, com talentos específicos para o produto, ou serviço, que você quer desenvolver,

Se você deseja investir em uma startup de TI já existente, não deixe de buscar conhecer tudo o que for possível sobre a startup para não fazer a decisão errada.

Profissional autônomo

Oferecer os seus serviços de maneira autônoma é uma forma de empreendedorismo bem comum tanto em TI, quanto em outros setores.

Muitos profissionais trabalham dessa forma e conseguem bons resultados a partir dessa maneira de empreender.

Você pode empreender em TI oferecendo seus serviços não apenas para outras pessoas que precisam de suporte, mas também para empresas, trabalhando como um consultor de TI.

Assim, você pode ter mais de um cliente ao mesmo tempo, e prestar os seus serviços a empresas que necessitam de uma consultoria especializada em TI.

Essa é uma boa saída tanto para você, que deseja trabalhar de maneira autônoma, quanto para uma empresa que ainda não está preparada para ter a sua própria equipe de TI.

Empreendedor corporativo

Outra possibilidade de empreendedorismo em TI é você ser um empreendedor corporativo. Já ouviu falar de pessoas que empreendem assim?

Ser um empreendedor corporativo significa auxiliar a empresa para a qual trabalha a criar soluções estratégicas sempre que necessário.

Essas soluções podem ser tanto externas, quanto internas. Elas devem ajudar a empresa a evoluir em todos os aspectos, mas sem deixar de pensar no que é prioridade.

Para empreender em TI dessa forma, é necessário estar sempre em constante atualização, estudando novas metodologias e outras inovações que surgem no mercado e em relação à gestão da empresa.

Montar a sua própria empresa

Obviamente, uma opção muito escolhida por muitos que desejam empreender em TI é a criação da sua própria empresa nesse ramo.

Nesse caso, você precisa estar a par de todas as legislações e burocracias que envolvem o processo de abrir uma empresa.  Você não quer problemas futuramente, não é?

Fazendo tudo direitinho, você pode gastar menos dinheiro e se manter em dia com as questões fiscais do nosso país.

Além disso, ao montar a sua empresa, contrate as pessoas certas. Pessoas capacitadas e que vestem a camisa da sua empresa.

Assim, você pode ter a certeza que terá um bom time com o qual sempre pode contar para alcançar bons resultados.

Bom, por último, queremos falar com você sobre como, de fato, empreender em TI. Vamos lá?

Como empreender em TI?

No momento de empreenderem TI, independente da forma com a qual você escolher fazer isso, você deve se atentar a alguns detalhes.

São eles:

  1. Saiba quais são as suas melhores habilidades e invista nelas;
  2. Saiba o que você precisa melhorar e também invista nesses aspectos;
  3. Estude constantemente;
  4. Caso escolha empreender em TI de maneira autônoma, ou prestando serviços a uma empresa, como consultor, certifique-se de ter conhecimento sobre as legislações que te defendem como profissional e, obviamente, a respeito de o que você também deve cumprir;
  5. Busque ter uma boa rede de contatos para oferecer seus serviços e captar clientes (caso opte por ter a sua própria empresa).

Além disso, não se esqueça de fazer uso de métricas para acompanhar o resultado do seu serviço.

Seja como investidor de uma startup, como proprietário de uma empresa ou empreendedor corporativo, as métricas irão mostrar como são os resultados e, ainda, apontar em quais áreas, ou práticas, você pode implementar melhorias.

E aí, aprendeu como empreender em TI? Aproveite e conheça mais sobre os analistas de suporte. Se você deseja ter a sua própria empresa de TI, você precisa aprender a contratar os analistas certos para a sua equipe e é isso que ensinamos neste conteúdo.

CTA-DM-2-6

Por Célio Fabiano em 02/07/2019