Dashboard online ou relatórios diários: qual é melhor?

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A emissão de relatórios, personalizáveis ou não, sempre foi um dos pilares de qualquer sistema que preza por gestão e, recentemente, vem dando espaço para tecnologias que permitem um nível de dinamismo ainda maior, como o recurso de dashboard online.

Ele representa cada vez mais uma alternativa viável, capaz de substituir com vantagens o conceito da emissão diária de relatórios, a ponto de se tornar, em muitos casos, um requisito.

Desse modo, para que qualquer empresa consiga aprimorar a sua organização, é importante conhecer um pouco melhor esse recurso.

A seguir, veremos alguns dos pontos principais que distinguem os relatórios diários do dashboard online, permitindo uma clara compreensão de quando cada um deles é mais interessante do que o outro.

Quais são as características dos relatórios diários?

De modo geral, um relatório, seja ele diário ou não, representa uma “fotografia” dos dados do sistema no exato momento em que foram emitidos.

Nesse contexto, um dos principais benefícios da utilização de um sistema informatizado é o acesso aos dados nele armazenados, que normalmente ocorre por meio de relatórios.

Há muito tempo, eles não são necessariamente impressos, valendo-se de tecnologias como o formato PDF, que podem ser compartilhados facilmente por e-mail e visualizados na tela, com recursos de busca e pesquisa de conteúdo e navegação rápida.

Desse modo, os relatórios diários são altamente compartilháveis, sendo classicamente gerados por assistentes e encaminhados à alta administração.

Outra característica é que, quando trabalhamos com relatórios personalizáveis, todas as mudanças que aplicamos a um determinado relatório se refletem a todos os usuários que tenham acesso a ele.

Isso pode ser interessante quando se busca ajustar uma visualização à realidade específica da empresa, mas é capaz de representar um problema quando existem necessidades diferentes de acordo com o nível hierárquico dos usuários.

O que é e como criar um dashboard online?

O dashboard online funciona como um painel visual que apresenta as informações necessárias em busca do alcance de objetivos e metas da empresa, o que facilita a compreensão dos dados sobre a situação da empresa.

Ele permite que a saúde do negócio seja monitorada por meio de métricas e indicadores, possibilitando que qualquer pessoa da empresa que tenha acesso a ele consiga entender as informações.

Antes de montar um dashboard online, é fundamental definir as perguntas, o que é possível caso você consiga identificar quais são as necessidades da organização.

Nesse sentido, a elaboração de KPIs para o acompanhamento pode ajudar na criação das perguntas.

Depois disso, o próximo passo é pensar na visualização do dashboard online. Vale lembrar que essa característica é o maior trunfo do painel.

Ainda que a infografia seja usada com o objetivo de decifrar informações que antes eram complexas, o gráfico continua sendo o recurso visual mais utilizado, justamente por ter uma compreensão universal.

Outro fator que interfere na criação do dashboard online é selecionar qual o tipo você deseja.

Isso porque é importante escolher a modalidade de acordo com a demanda, lembrando que não apenas a diretoria e a gerência necessitam desse recurso, e sim a empresa como um todo, incluindo os demais colaboradores.

Nesse caso, existem, basicamente, três tipos de dashboard online. Confira as suas características a seguir

Dashboard operacional

Essa modalidade de dashboard é utilizada para mostrar as métricas que precisam ser acompanhadas por analistas, para que assim eles consigam fazer otimizações no próprio trabalho, sendo também mais ágeis na correção de problemas.

Dashboard tático

Esse painel é voltado para a equipe de gestão, com informações controladas pelos cargos de gerência de cada departamento.

Desse modo, as informações geradas auxiliam na tomada de decisão especialmente em objetivos de médio prazo.

Dashboard estratégico

Já no dashboard estratégico, o objetivo é acompanhar os indicadores de performance e informações que permitem a comparação com períodos anteriores, permitindo formular objetivos a longo prazo.

É comum que, nesse painel, estejam informações como dados financeiros, desempenho de todos os departamentos da empresa e os resultados das metas.

Ele é indicado para a diretoria, mas todos os colaboradores precisam ter acesso para que o engajamento seja gerado.

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Quais são as vantagens do dashboard online?

Um dashboard online representa uma consulta dinâmica, que reflete o momento atual, trazendo, portanto, dados mais atualizados. Isso permite documentar uma determinada situação, com a garantia de que os dados não irão se alterar.

Então, no momento de uma tomada de decisão, um dashboard online possibilita que trabalhemos com os dados mais atualizados disponíveis, fornecendo importante subsídio às decisões ágeis e mais seguras.

E ainda é possível extrair o retrato de um dashboard online, assim como num relatório, para fins de documentação da situação dos dados em algum determinado momento.

Outra vantagem é que os dados que estão em um dashboard são acessíveis somente pelo usuário específico, sendo, inclusive, personalizável de acordo com o seu perfil.

Isso permite que cada um visualize as informações relevantes ao seu nível de controle na organização, bem como relacionadas às decisões a serem tomadas por ele.

Logo, esse painel permite um nível de personalização excelente, em que cada usuário irá ajustar aquilo que visualiza de acordo com suas necessidades específicas. Isso faz com que cada dashboard se torne exclusivo para cada colaborador.

Desse modo, podemos concluir que o dashboard online é uma tendência muito forte, complementando os relatórios e promovendo praticidade e eficiência para os mais diferentes níveis hierárquicos de uma empresa.

Em cenários de decisões rápidas, ele é uma ferramenta indispensável, especialmente em organizações maiores com usuários que apresentam diferentes níveis hierárquicos e necessidades, permitindo que cada um visualize exatamente aquilo que é relevante para seu trabalho.

Depois de conhecer melhor o dashboard online, o próximo passo para aprimorar a saúde do seu negócio é focar na fidelização de clientes e aumento do lucro. Para isso, descubra o que é o Customer Centric e como ele pode ajudar você nessa missão.

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Por Rafael Fialho Teixeira em 16/01/2020