Como atrair clientes: 5 formas baratas para pequenos negócios

Quando você gerencia um negócio, saber como atrair clientes precisa ser uma prioridade. Mesmo quando você tem uma base sólida de clientes, novos clientes ajudam a expandir mais ainda seus negócios.

Às vezes, clientes de anos se afastam ou enfrentam tempos difíceis e gastam menos do que costumavam gastar.

Em tempos assim, você precisa ter certeza de que sua empresa é relevante e convidativa para novos clientes. Por isso, um bom fluxo de diferentes clientes ajuda a manter o serviço ao cliente sólido e seus negócios e produtos inovadores.

Novas pessoas mantêm você em alerta e trazem novas fontes de receita para o negócio.

Então, você sabe como atrair clientes? Aqui está o que você provavelmente já sabe sobre o assunto:

  • Identificar que tipo de cliente você está procurando atrair;
  • Determinar os canais preferidos das pessoas que atendem ao seu público-alvo;
  • Definir objetivos e metas para o número de novos clientes em um determinado momento;
  • Definir seu orçamento para atrair novos clientes;
  • Certificar de que sua empresa esteja visível nas mídias sociais.

Embora essas dicas sejam verdadeiras, elas não informam como chegar a esses novos clientes. Mas nós vamos!

Descrevemos cinco formas práticas de encontrar e reter novos clientes. Você pode começar com essas sugestões amanhã!

Não sabe como atrair clientes? Então leia aqui!

Agora sim vamos te mostrar como atrair clientes. Essas são 5 formas simples e baratas de atrair novos clientes para o seu negócio.

Faça parceria com outras empresas

Você já sabe que precisa identificar seu público-alvo, mas e depois? A resposta é bem simples: encontre outros lugares que atendam a mesma clientela.

Faça uma lista de estabelecimentos de varejo, marcas de estilo de vida e organizações beneficentes ou de negócios que seu cliente ideal possa gostar.

Explore ambos os negócios para criar uma parceria. Por exemplo, se você é dono de uma academia pode fazer parceria com uma loja de alimentos saudáveis.

Se você é um personal trainer, faça parceria com a boutique de um designer local para oferecer uma sessão de treinamento gratuita com a compra de um determinado item de moda.

Projete o marketing e crie a documentação física que deve ser usada pelos clientes para aproveitar a parceria. E não pare por aí.

Quando descobrir como atrair clientes através de parcerias, você precisará de uma maneira de conquistá-los e transformá-los em clientes fiéis. Para isso leia: O guia da fidelização de clientes: tudo o que você precisa saber

Realize eventos presenciais

Conhecer pessoas é uma ótima maneira de criar e manter novos clientes.

As academias podem realizar treinamentos públicos ou aulas de ioga no parque. Salões de beleza podem fazer shows de estilo e pedir voluntários para modelo de cabelo. Bares ou cafés podem realizar eventos temáticos de degustação, apoiando uma equipe esportiva local ou celebrando um ingrediente favorito.

Quando você hospedar seu evento, tenha um lugar para os visitantes se inscreverem e distribua brindes durante toda a programação.

Crie uma hashtag especial para o seu evento e divulgue nas redes sociais para envolver os novos clientes em seu marketing online.

Não se esqueça de garantir que seus colaboradores também tenham uma boa experiência no evento. Lembre-se que o endomarketing é extremamente importante para qualquer empresa.

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Compartilhe o que você sabe

Você já ouviu um autor falar sobre seu livro? Depois disso, você gostou ainda mais do trabalho do escritor, certo? Isso é porque você soube o que aconteceu por trás da obra.

Compartilhe coisas que sua empresa faz bem. Se você administra um restaurante, leve sua famosa receita de bolo de chocolate para fora.

Se você gerencia um pequeno ginásio, compartilhe vídeos de rotinas elaboradas por seus treinadores. Faça vídeos, escreva blogs, tire fotos, tente divulgar sua empresa compartilhando informações em revistas de culinária ou programas de notícias.

O marketing de conteúdo ganha mercado fazendo exatamente isso: compartilhando informações valiosas e oferecendo conteúdos educacionais para possíveis clientes.

Permitir que as pessoas saibam como você faz o que você faz as torna mais propícias a aceitarem seu serviço ou produto, pois você passa a ser visto como referência na área.

Use as redes sociais para promover sorteios

Os sorteios nas redes sociais não são mais novidade, mas ainda tem grande potencial de gerar um alto resultado às empresas que os promovem.

Use as redes sociais para promover sorteios de produtos que sejam de interesse do seu público. As regras para participação variam, mas normalmente envolvem curtir e compartilhar publicações, marcar amigos nos comentários, seguir o perfil da marca etc.

Nesse tipo de estratégia, a marca passa a conquistar novos seguidores nas redes sociais que podem se tornar clientes futuramente. É uma excelente forma de atrair novos clientes.

Outra possibilidade é oferecer uma experiência diferenciada para o ganhador e seus amigos marcados. Nesse caso, então, os vencedores e amigos experimentam o prêmio que você ofereceu.

Você pode usar fotos e vídeos para acompanhar e mostrar como é ganhar um concurso pela sua empresa. E o grande bônus é que você ganha vários novos compradores em potencial!

Incentive os clientes atuais

Pode parecer contraditório, mas uma forma de atrair novos clientes é manter seus clientes antigos.

Mantenha os clientes felizes voltando e estimule-os a fazer referências orgânicas para amigos e familiares, esse são os seus clientes fiéis. Eles merecem ofertas especiais ou lançamentos exclusivos para já clientes.

Além disso, você também pode pensar em programas de fidelidade. Para negócios locais, o famoso cartão fidelidade — em que o cliente recebe um carimbo a cada compra feita e ao completar o cartão recebe um brinde — é bastante eficaz.

Mas esse não é o único tipo de programa de fidelidade. Lojas on-line utilizam o acúmulo de pontos em compras para gerar descontos, essa também é uma ótima alternativa.

Ao conseguir um número considerável de clientes fiéis, você ganha um verdadeiro exército defensor da sua marca, que fará marketing boca a boca para amigos e familiares e atrairá novos clientes para o seu negócio.

Saber como atrair clientes significa posicionar você e sua empresa de novas maneiras. É provável que você traga uma nova base de clientes quando se expandir para territórios não mapeados.

Lembre-se de saber alinhar a experiência online com a conexão pessoal. O atendimento ao cliente precisa ser excelente em qualquer meio, então aproveite para ler 8 dicas para alcançar a excelência no atendimento e surpreender.

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Por Rafael Fialho Teixeira em 13/11/2018