Certificação CTFL: o que é e qual a sua importância

Se você está envolvido com Tecnologia da Informação (TI), provavelmente já ouviu falar sobre a certificação CTFL. Essa é uma de diversas certificações para profissionais dessa área.

Apesar de ser um termo bem comum entre profissionais do ramo, muitas pessoas, ainda, não sabem exatamente o que é certificação CTFL e qual a sua importância. E não há problema algum nisso.

Se esse é o seu caso, se você ainda possui dúvidas a respeito dessa certificação, você está no lugar certo. Com a leitura de hoje você vai aprender:

  • O que é certificação CTFL;
  • Quem pode buscar a certificação CTFL;
  • Como é a prova para obter a certificação CTFL;
  • Qual a importância e os benefícios dessa certificação;
  • E, ainda, verá algumas dicas de como se preparar para conseguir tal certificado.

Vamos lá?

O que é certificação CTFL?

A sigla CTFL foi criada a partir da língua inglesa e possui como significado o seguinte: Certified Tester Foundation Level.

Essa é uma importante certificação que pode ser adquirida pelos profissionais da área de Tecnologia de Informação.

Basicamente, a certificação CTFL irá garantir que o profissional que a possui tem todo o conhecimento teórico necessário para realizar o teste, e verificar a qualidade, de algum software.

Essa certificação corresponde ao primeiro nível, de três, do ISTQB, International Software Testing Qualifications Board.

O ISTQB é o órgão internacional responsável pelas certificações em TI. Contudo, vale destacar, cada país possui um órgão nacional específico. No caso do Brasil, temos o BSTQB, Brazilian Software Testing Qualifications Board.

Para que você entenda melhor, caso deseje se certificar com a CTFL, você deverá ir ao site do BSTQB para realizar a sua inscrição para a prova, e também, para ter acesso ao material de estudo indicado.

Os próximos níveis do ISTQB serão o Advanced e o Expert. Sendo que o primeiro, garantido pela certificação CTFL, é denominado Foundation.

Logo, essa é a primeira prova que um profissional de TI precisa fazer para se tornar certificado em teste.

Quem pode buscar a certificação CTFL?

A certificação CTFL, assim como tantas outras, foi desenvolvida para profissionais da área de TI que trabalham com a realização de teste de softwares.

Assim, é possível ter pessoas em diferentes cargos buscando obter essa certificação. Como exemplos dessas posições, citamos as seguintes: testadores, analistas de teste, engenheiros de teste, consultores de teste, gerentes de teste e desenvolvedores de software.

Como é a prova para obter a certificação CTFL?

Sempre, quando prestar algum exame, saber o formato da prova é uma estratégia que ajuda, e muito.

Parece uma coisa boba, mas saber, com antecedência, quantas questões a prova possui, qual o formato dessas questões – são questões abertas ou de múltipla escolha? -, quanto tempo você tem para cada questão entre outros fatores, é de grande ajuda no período de preparação.

Por isso, queremos destacar para você como é elaborada a prova para obter a certificação CTFL.

Dessa forma,** você estará muito mais à vontade no momento de realizar a prova, o que te deixará mais confiante para responder às questões**.

Então, vamos ao que interessa: a prova é composta por 60 questões de múltipla escolha. Elas podem ser simples, com alternativas em letras “a”, “b”, “c”, “d” para que você escolha a correta.

Ou podem existir também, questões fechadas do tipo romana simples, nas quais você terá a opção de escolher uma letra representando as afirmações corretas em número romanos. Por exemplo: a) I e II estão corretas; b) I e IV estão incorretas.

Vale lembrar: a duração da prova é de 60 minutos. Em um primeiro momento, pode parecer pouco tempo. Mas com muito estudo, esse tempo é suficiente para que todas as questões sejam feitas.

Com essas informações, você já pode se preparar de maneira direcionada. Pode se preparar para os tipos de questões e pode treinar o tempo que você vai ter disponível para responder cada uma.

201917Jun_deskmanager-cta-blog

Qual a importância e os benefícios dessa certificação?

A importância da certificação CTFL é imensa nos dias de hoje. Para começar, podemos falar de algumas empresas que possuem a certificação como um pré-requisito por parte dos candidatos às suas vagas disponíveis.

Logo, dependendo da empresa, você, como profissional de TI, poderia nem ser contratado sem a certificação CTFL. Isso já prova a importância que a certificação possui.

A certificação não vai comprovar o seu conhecimento prático das situações a respeito da testagem de software, mas, com certeza, irá garantir que, pelo menos, o conhecimento teórico você possui. E, para a empresa que recruta novos colaboradores, esse conhecimento teórico já é meio caminho andado.

Mas, obviamente, obter o conhecimento teórico já é um indicador de que o conhecimento prático existe, o que também é de grande valia para a empresa.

Ainda, ao estudar para a prova, é possível se manter atualizado diante de todas as novidades que surgem em relação à testagem de softwares. Esse conhecimento em dia com as atualizações do mercado será de muito valor, tanto para você, quanto profissional de TI, quando para a empresa que te contrata.

Esse conhecimento atua como um diferencial que te destaca frente seus concorrentes.

A certificação CTFL irá agregar valor para você, como profissional, e para a empresa. Dessa forma, ambas as partes envolvidas saem ganhando.

Dicas de preparação para a certificação CTFL

Para estudar para a prova de certificação CTFL, é importante se atentar a alguns detalhes. Vamos ver quais são eles?

  1. Por mais que você já tenha bastante experiência na área, não deixe de buscar entender a linha de raciocínio aplicada pelos pesquisadores que elaboraram a certificação. Obviamente, podem existir algumas diferenças a respeito da teoria que você está acostumado em relação ao que os pesquisadores levaram em consideração para elaborar a prova. Portanto, esteja atento à esse aspecto;
  2. Outro ponto importante diz respeito ao material de estudo que você vai utilizar. Não deixe de ler o Syllabus e o Glossário de Testes para se adaptar aos termos utilizados e algumas conceituações que são importantes;
  3. No site do BSTQB, você pode encontrar simulados para ajudar no seu período de preparação. Não deixe de fazê-los para treinar o tempo de prova e tipo de questões;
  4. Ainda, é importante não fazer uso de outros simulados ou livros que não estão fundamentados na mesma linha de conhecimento utilizada na certificação CTFL. Isso pode te prejudicar mais do que ajudar;
  5. Tenha conhecimento dos assuntos que caem na prova, alguns comuns são: 7 princípios dos testes de software, papéis e tipos de técnicas estáticas, o que é risco e papéis do líder e do testador.

Não deixe de se preparar para realizar a prova da certificação. Esse processo é muito importante e fará com que você tenha facilidade no momento de responder às questões.

Agora que você já conhece mais a respeito da certificação CTFL, que tal conhecer, também, mais sobre a certificação ITIL? Acesse nosso artigo sobre o assunto e se informe sobre mais essa certificação!

CTA-DM-2-6

Por Fabio Teles em 19/03/2019