Como atender bem mesmo com o alto volume de vendas do Natal?

Help Desk para Gestão de Atendimento Integrado com WhatsApp e Telegram

Quando chega o final do ano, as lojas costumam aumentar o volume de vendas, o que seria ótimo se isso não prejudicasse a qualidade dos atendimentos. Em muitos casos, os consumidores acabam lidando com um serviço ineficiente por conta da rotina corrida das empresas, por isso é necessário saber como atender bem mesmo no período do Natal.

Isso vale tanto para os atendimentos em lojas físicas quanto os virtuais, como os chats das organizações e as suas redes sociais.

Para que a sua empresa não diminua a eficiência do serviço mesmo nesse período conturbado, ela deve seguir algumas dicas. Vejas 7 delas neste artigo!

1. Estude o seu histórico

O primeiro passo para conseguir proporcionar um bom atendimento aos seus clientes durante o final do ano é relembrar como foram os anos anteriores nesse período.

Isso vai permitir que você saiba como se organizar antecipadamente para essa época, pensando, por exemplo, em contratar mais colaboradores para dar conta da demanda e fornecer uma atenção maior aos consumidores, possibilitando que todos sintam que a sua empresa sabe atender bem.

Além disso, essa análise também tornará possível definir se vale a pena ou não fazer investimentos devido à proporção do aumento da demanda.

Nesse caso, muitos empresários preferem acabar com os estoques ao lançarem promoções e produtos com preços mais atraentes.

2. Prepare a sua equipe

Em qualquer data comemorativa, é importante que a equipe de vendas esteja preparada para atender bem o público, até porque, em especial no Natal, as pessoas estão mais dispostas a fazer compras.

Desse modo, o time precisa seguir um padrão de atendimento, focando, por exemplo, em deixar o cliente confortável, sendo cordial e evitando pressioná-lo.

Ou seja, para ganhar a confiança do consumidor, a equipe deve ser atenciosa e receptiva, mas sem usar exageros ao ponto de tentar forçar uma venda.

Nesse contexto, o cliente deve ter contato com os produtos e, até mesmo, utilizar o autoatendimento, se assim preferir. Afinal, o objetivo é atender bem e oferecer a ele o máximo de conforto possível durante o tempo despendido no local.

Mas, para isso, você precisa conhecer o seu cliente, o que auxiliará não apenas na venda em datas comemorativas como em todos os anos, permitindo que esse conhecimento seja passado também para o time de vendas.

Além disso, é importante deixar claro que esse é um período que exige agilidade por parte dos colaboradores, então eles precisam estar focados no trabalho e atender aos desejos dos clientes.

DMS - Infográfico - Indicadores de Produtividade

3. Estabeleça uma postura desejada aos vendedores

Quando entramos numa loja, a postura do vendedores costuma chamar a nossa atenção, certo? E isso não é diferente em nenhum lugar, até porque os colaboradores representam a sua empresa.

Por isso, é necessário tomar muito cuidado com as atitudes deles durante o trabalho, já que o foco deve ser atender bem os consumidores.

Isso significa que ações como mascar chicletes, falar alto um com o outro, cantarolar músicas, conversar sobre assuntos pessoais não devem ser vistos no seu estabelecimento, pois criam uma imagem negativa da sua empresa para os consumidores.

Lembre-se que os clientes prezam no seu time de vendas a paciência, gentileza, conhecimento e interesse no que está sendo oferecido, ou seja, eles esperam que os seus colaboradores saibam atender bem.

Atitudes fora do esperado podem fazer você perder clientes devido a um atendimento ruim e, consequentemente, diminuir o seu lucro, o que não é desejado para nenhum empreendedor, certo?

4. Prepare o seu estoque

Se você tem um e-commerce, tome bastante cuidado com o estoque dos itens oferecidos. Afinal, imagina o problema que você vai arranjar se fizer a venda de um produto que não tem?

Para atender bem e não passar por esse tipo de situação, correndo o risco de entregar um item fora do prazo, recorra ao histórico dos anos anteriores e descubra quais produtos costumam ser mais solicitados.

Além disso, certifique-se que todos os produtos à venda no site existem no estoque e, caso considere necessário, peça mais quantidade.

Como estamos no início do mês, vale a pena fazer os pedidos antecipadamente para que eles possam chegar a tempo no Natal e, com isso, seja possível garantir um melhor atendimento.

5. Organize o seu site para suportar o aumento da demanda

Como já dissemos, o Natal é um período que influencia as pessoas a comprarem mais e você precisa preparar a sua loja para isso até mesmo se ela for virtual, com o objetivo de atender bem quem desejar contratar seus serviços ou comprar os seus produtos.

Isso porque o número de pedidos tem a tendência a aumentar, então o site precisa suportar o aumento da demanda sem comprometer a qualidade do atendimento.

Logo, para atender bem o consumidor, é importante investir numa plataforma que ofereça o suporte necessário para o grande número de pedidos.

Não esqueça também de contar com um maior time de suporte para não ter problemas no atendimento.

Caso a sua empresa tenha poucos colaboradores disponíveis ou não apresente a qualidade necessária para o tráfego do cliente, isso vai impactar diretamente no saldo final do período natalino, bem como ao longo do próximo ano.

6. Personalize a sua loja com decoração natalina

Atender bem envolve a conexão com o cliente, então, a decoração também faz parte desse processo. Durante esse período do final de ano, para possibilitar maior identificação dos consumidores, não esqueça de personalizar a sua loja com decoração natalina.

Isso vale tanto para lojas físicas quanto para e-commerces. No segundo caso, existe a opção de apostar em um design comemorativo de Natal, que vai despertar um ambiente on-line diferenciado.

Inevitavelmente, a decoração mexe com a emoção do cliente, por isso, não deixe de aproveitar o clima natalino para fidelizar os clientes.

Aliás, aproveite para decorar as redes sociais, faça campanhas e publicações com esse tema durante o mês de dezembro.

7. Atente-se ao pós-venda

Depois que o cliente contrata o seu serviço ou compra o seu produto, você considera o trabalho finalizado? Caso a resposta seja afirmativa, saiba que está enganado.

Atender bem inclui a fidelização do consumidor, o que pode acontecer de diversas maneiras, mas, se ele for lembrado pela empresa, as chances de garantir um cliente fiel aumentam. Desse modo, a relação com o cliente não deve acabar após a finalização da compra.

Faça um acompanhamento pós-venda, entrando em contato pelo e-mail, por exemplo, para saber se o cliente está satisfeito com a compra ou serviço contratado.

Assim, você consegue dar continuidade a um trabalho que teve início nesse período natalino e estendê-lo durante todo o ano.

Além disso, para saber como atender bem, você também precisa estar atualizado sobre os canais de atendimentos que não podem ser negligenciados. Quer saber quais são eles? Então, confira este artigo sobre o assunto!

Ebook o guia completo do pós venda

Por Rafael Fialho Teixeira em 03/12/2019